Título: A hora da estrela
Autora: Clarice Lispector
Editora: Rocco
Avaliação: 5 etsrelas
Sinopse:
A nordestina Macabéa, a protagonista de A hora da estrela, é uma mulher miserável, que mal tem consciência de existir. Depois de perder seu único elo com o mundo, uma velha tia, ela viaja para o Rio, onde aluga um quarto, se emprega como datilógrafa e gasta suas horas ouvindo a Radio Relógio. Apaixona-se, então, por Olímpico de Jesus, um metalúrgiico nordestino, que logo a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante, que lhe prevê um futuro luminoso, bem diferente do que a espera.
Resenha:
Para A hora da estrela, Clarice cria um narrador, o Rodrigo S. M., ele irá nos contar a história da Macabéa. Esta protagonista, é uma mulher nordestina, ingênua e ignorante, que após perder sua tia(sua única parente viva), se muda para o Rio de Janeiro. Ela trabalha como datilógrafa, mas sabe que talvez seja demitida. Macabéa passa suas horas livres ouvindo a Radio Relógio.
Ela se apaixona por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino muito ambicioso que não vê nela chances de ascensão social. Olímpico trai Macabéa com Glória, sua colega de trabalho.
Um dos pontos altos do livro é quando Macabéa resolve ir a cartomante, por conselho de sua "amiga" Glória. Esta cartomante prevê um futuro radiante para a nossa protagonista, e assim, Macabéa ver sua hora da estrela chegar.
Bom, eu tive uma relação de ódio com este narrador no começo do livro! Fiquei com muita raiva dele pelo modo como o mesmo descreve a pobre da Macabéa. E falando nela, confesso que dei algumas risadas com o jeito dela.
Um livro curto, mas com uma história extremamente cativante que toca nosso coração e nos faz refletir.
Foi a primeira vez que li Clarice, mas depois deste livro, não quero parar!!!
